BLOG

Adesão à geração de energia solar tem crescido em Brusque e Guabiruba

O número de unidades consumidoras com sistemas de energia solar cresceu 1850% desde 2015. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o município de Brusque conta atualmente com 68 sistemas. Guabiruba possui dez.

Em 2015, quatro unidades possuíam geração própria de energia, sendo três casas e uma indústria. O salto foi em 2017, quando 23 novos sistemas foram instalados e no ano passado, com instalação em mais 43 unidades.

Desde abril de 2012 a Aneel possui uma resolução que permite o consumidor brasileiro gerar a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis e fornecer o que sobra para a rede de distribuição.

Esse sistema é chamado de geração distribuída. O que acontece é que a energia gerada não utilizada na unidade é colocada na rede da Celesc. Essa “sobra” é registrada por um medidor e fica de crédito para ser utilizado em até cinco anos.

Além disso, também é possível distribuir a energia para outra unidade, desde que esteja registrada com o mesmo CPF ou CNPJ da geradora. Ou seja, é possível instalar o sistema fotovoltaico numa casa em Brusque e usar a energia produzida ali para abastecer uma casa na praia, por exemplo, desde que o dono da unidade seja o mesmo.

Para a instalação, são avaliados vários pontos, desde a localização da unidade, o consumo de energia e a incidência solar.

O posicionamento do telhado também é fundamental. A engenheira eletricista Heloisa Machado de Souza Klabunde, especialista em energias renováveis,  explica que em Brusque é ideal que o telhado seja orientado ao Norte, com inclinação próxima à latitude local.

O investimento varia. “Como é tudo personalizado, é importante dizer que o cliente vai investir o quanto for bom pra ele”, ressalta a engenheira.

No início de setembro, o estado de Santa Catarina regulamentou um decreto que isenta os micro e minigeradores com até 1 mW de potência de pagarem ICMS. Até a regulamentação do decreto 233/2019, os geradores deste porte pagavam até 25%.

Os comentários estão desativados.